HISTÓRIA
"Durante dezenas de anos os troféus do Vitória estiveram expostos na sede do clube, na Rua de Bocage, antigo Palácio Salema. Mas... por volta de 1971/72, a Direcção em exercício, decidiu mandar encaixotar os troféus e galhardetes, os quais foram para os baixos da bancada do Estádio do Bonfim, onde ficaram a estragar-se em cruel solidão e esquecimento.
Passados 6 anos, concretamente em 1976, uma assembleia de sócios com a Direcção quis saber qual o destino que pensavam dar ao valoroso conteúdo dos referidos caixotes, autênticos calabouços do já então grande património Vitoriano. Que não havia local nem possibilidades financeiras foi a resposta.De seguida veio a pergunta: Será possível arranjar uma comissão de sócios capaz de levar a bom porto a tarefa de construir uma sala própria e condigna para colocar tais troféus e galhardetes? O desafio foi por mim imediatamente aceite e ali mesmo se juntaram alguns bons amigos e formámos uma comissão de trabalho.
Pormenor Sala Troféus
Pouco tempo decorrido ficou tal comissão empobrecida com o falecimento do saudoso amigo «Xico» Nascimento. Mas não só por isso, pois entretanto alguns abandonaram as tarefas e ficámos apenas cinco: Alcides Gomes, António Cordeiro, Ricardo Santos, Vítor Silva e eu próprio. Organizaram-se excursões, sorteios, espectáculos, pediram-se e obtiveram-se muitas ajudas. É evidente que surgiram muitos obstáculos e contrariedades. Mas tudo se ultrapassou sem que dos cofres do clube saísse uma moeda, construiu-se a Sala de Troféus que foi inaugurada em 17 de Junho de 1979. Tinham sido dispendidos mais de mil contos.
A tarefa porém não estava concluída. Era necessário cuidar da conservação da sala de troféus com um apoio constante. Entretanto de toda a comissão já só restavam três elementos, transformados com prazer e gosto em zeladores da riqueza vitoriana, acumulada por muitos feitos gloriosos: Alcides Gomes, António Cordeiro e Josué Monteiro. Em 1986 e porque felizmente o Vitória foi entretanto obtendo mais e mais troféus, chegou-se à conclusão de que a sala já era pequena e foi decidido aumentá-Ia para o dobro. Novos obstáculos, novos trabalhos. Deitar abaixo paredes, mudar a sala de convívio anexa para outro local, traçar planos e projectos, porque quando os homens querem e as vontades não faltam, as obras fazem-se. E ficam. A 5 de Setembro de 1987 foi solenemente reinaugurada a nossa linda Sala de Troféus, orgulho do Vitória e da cidade de Setúbal.
Poderia a obra ficar por aqui, mas porque a única entrada era feita pelo corredor lateral interno, houve sempre um sonho de uma entrada mais nobre e digna. Tivemos então em 1995 a felicidade de ter como vice-presidente da Direcção o digno Sr. Edgar Costa, o qual com a sua capacidade e dinamismo nos levou à concretização de tal sonho. Derrubaram-se paredes e escadas no topo da sala ficando assim nova entrada mais digna pelo hall já existente, possibilitando uma maior visão de toda a sala, cuja inauguração aconteceu em 18 de Novembro de 1995."
E... Viva o Vitória.
Josué Monteiro
TROFÉUS MAIS IMPORTANTES
Taça Mini Copa Mundo 1970
Taça Teresa Herrera 1968
Taça de Portugal 1964-1965
Taça de Portugal 1966-1967
Taça de Portugal 2004-2005