Vitória Futebol Clube, Também conhecido como Vitória de Setúbal é um clube desportivo. A modalidade principal é o futebol, sendo que os principais feitos são as 3 Taças de Portugal e 1 Taça da Liga conquistadas, e as boas carreiras nas competições europeias. Além do futebol, este clube distingue-se também em outras modalidades como Andebol, Judo, Ginástica, Kickboxing, Karaté, Judo, Ténis de Mesa , Atletismo, Dança , Rugby, Futsal e Futebol de Praia tendo sido CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE PRAIA 07/08 . Em todos os desportos o Vitória assume-se como um clube que aposta na formação como meio de ultrapassar os graves problemas financeiros que enfrenta hoje em dia.
Utiliza como cores principais o verde e branco e, a sua mascote é um Roaz corvineiro (espécie de Golfinho que habita o Rio Sado). O símbolo inclui um [castelo com três torres (representando os três castelos da região: Castelo de S. Filipe, Castelo de Palmela e Forte de Sesimbra), uma roda de bicicleta (uma das modalidades principais na génese do clube), um pergaminho com o local e data de fundação, um ramo de Oliveira representando a vitória e os valores de honra a ela associados de acordo com a mesma simbologia na Grécia Antiga, uma bola de futebol e um escudo verde e branco.
A fiel massa adepta do clube é reconhecida pelas suas deslocações em massa a vários pontos do país ou mesmo fora de Portugal (como Ayamonte em 2005), e foi há muito apelidada pela imprensa de VIII Exercito. O nome de VIII Exército vem do batalhão Inglês que no Norte de África derrotou o até então imbatível exército de Rommel, durante a Segunda Guerra Mundial. VIII Exército era então uma claque espontânea, formada por todos os vitorianos que acompanhavam o seu clube. VIII Exército dá agora nome à claque organizada do Vitória FC, oficialmente reconhecida pelo clube acompanhar a equipa para todo o lado.
O Vitória tem neste momento 19.000 sócio pagante, e cerca de 200 mil adeptos, só no distrito de Setúbal e boa parte do Alentejo
O ano de 2005 ficará na memória de todos os vitorianos pela reconquista da Taça de Portugal, 32 anos depois, ganhando ao Benfica por 2-1 golos de Manuel José e Meyong pelo Vitória, e Simão Sabrosa pelo Benfica; bem como pela conquista da Supertaça Ibérica frente ao Bétis de Sevilha em Ayamonte, com golos de Nandinho e Ricardo Chaves pelo Vitória e de Marcos Assunção pelo Bétis. No ano de 2008 fez história ao conquistar a 1ª edição da Taça da Liga Carsberg Cup, batendo o Sporting por 3-2 após as grandes penalidades (0-0 no tempo regulamentar) defendendo o guarda-redes Eduardo 3 dessas penalidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário